5 Aug 2015

National awareness campaign done with my IADE students

Campaign "Don’t text and drive” started August 5, until the 14, and called for preventive driving. The campaign was made in my class and with my Master students. 

 
 

«Em vigor até dia 14, em todo o país
Alunos do IADE alertam para o perigo de enviar SMS ao volante

Campanha “Se conduzir, não envie mensagens” tem início amanhã, 5 de agosto, e apela a uma condução preventiva

Numa altura do ano em que o número de condutores nas estradas portuguesas e a sinistralidade aumentam consideravelmente, o IADE – Creative University alerta para um dos comportamentos de risco que potencia a ocorrência de acidentes. Três alunos do Mestrado em Design e Cultura Visual do instituto académico criaram uma campanha de sensibilização que visa alertar os condutores para o perigo de enviar mensagens de texto enquanto se conduz. “Se conduzir, não envie mensagens” arranca amanhã, 5 de agosto, com o apoio da JCDecaux e da Prevenção Rodoviária Portuguesa, e será visível em mupis por todo o país até dia 14 de agosto.
A equipa do IADE, constituída por alunos de diferentes nacionalidades – Servane Vigne (francês), Marco Tattoli (italiano) e o Tiago Laginha (português), orientados pela docente Maria Cadarso –, realizou este projeto com uma metodologia que se fundamenta na investigação. Foram identificados casos de estudo relevantes, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde este tipo de campanhas de sensibilização é frequente há alguns anos. 
“Cada um dos alunos seguiu uma estratégia diferente neste projeto. Marco Tattoli trabalhou um personagem, um guarda-redes, que personifica a incapacidade para se dar resposta eficaz em momentos críticos, quando se está a usar o telemóvel. Tiago Laginha materializou o conceito através de uma prancha partida num acidente de automóvel, enquanto que o cenário da imagem, uma praia idílica, representa o que poderia ter sido esse dia sem o comportamento de risco, criando tensão e alerta no público-alvo. Já Servane Vigne utilizou o humor mordaz como estratégia de comunicação: uma bateria que “morreu” às 16h30 e arma que dispara uma bala que representa uma SMS”, explica Maria Cadarso.
A utilização do telemóvel enquanto se conduz aumenta consideravelmente o risco de acidente, já que provoca distração cognitiva, visual, física e auditiva, tendo como efeitos reações mais lentas, menor controlo do veículo, menor atenção à informação relevante, bem como deficiências na análise e interpretação da informação, na tomada de decisões e na sua execução. Segundo estudos de entidades norte-americanas, o perigo de acidente é multiplicado entre oito e 23 vezes quando se conduz e se escrevem mensagens ao mesmo tempo.
O projeto, que visa um público-jovem, mais propenso a este tipo de comportamento, foi concebido especificamente para mupi, despertando, desde logo, o interesse da JCDecaux, que cedeu alguns dos seus suportes. Já a Prevenção Rodoviária Portuguesa assegurou a produção da campanha. As duas entidades pretendem, com a sua participação, ajudar a contribuir para a redução da sinistralidade e da gravidade das suas consequências, através da sensibilização e da promoção de comportamentos mais seguros.»



Clipping

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