Campaign "Don’t text and drive” started August 5, until the 14, and called for preventive driving. The campaign was made in my class and with my Master students.
«Em vigor até dia 14, em todo o país
Alunos do IADE alertam para o perigo de enviar SMS ao volante
Campanha “Se conduzir, não envie mensagens” tem início amanhã, 5 de agosto, e apela a uma condução preventiva
Numa altura do ano em que o número de condutores nas estradas portuguesas e a sinistralidade aumentam consideravelmente, o IADE – Creative University alerta para um dos comportamentos de risco que potencia a ocorrência de acidentes. Três alunos do Mestrado em Design e Cultura Visual do instituto académico criaram uma campanha de sensibilização que visa alertar os condutores para o perigo de enviar mensagens de texto enquanto se conduz. “Se conduzir, não envie mensagens” arranca amanhã, 5 de agosto, com o apoio da JCDecaux e da Prevenção Rodoviária Portuguesa, e será visível em mupis por todo o país até dia 14 de agosto.
A equipa do IADE, constituída por alunos de diferentes nacionalidades – Servane Vigne (francês), Marco Tattoli (italiano) e o Tiago Laginha (português), orientados pela docente Maria Cadarso –, realizou este projeto com uma metodologia que se fundamenta na investigação. Foram identificados casos de estudo relevantes, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde este tipo de campanhas de sensibilização é frequente há alguns anos.
A equipa do IADE, constituída por alunos de diferentes nacionalidades – Servane Vigne (francês), Marco Tattoli (italiano) e o Tiago Laginha (português), orientados pela docente Maria Cadarso –, realizou este projeto com uma metodologia que se fundamenta na investigação. Foram identificados casos de estudo relevantes, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde este tipo de campanhas de sensibilização é frequente há alguns anos.
“Cada um dos alunos seguiu uma estratégia diferente neste projeto. Marco Tattoli trabalhou um personagem, um guarda-redes, que personifica a incapacidade para se dar resposta eficaz em momentos críticos, quando se está a usar o telemóvel. Tiago Laginha materializou o conceito através de uma prancha partida num acidente de automóvel, enquanto que o cenário da imagem, uma praia idílica, representa o que poderia ter sido esse dia sem o comportamento de risco, criando tensão e alerta no público-alvo. Já Servane Vigne utilizou o humor mordaz como estratégia de comunicação: uma bateria que “morreu” às 16h30 e arma que dispara uma bala que representa uma SMS”, explica Maria Cadarso.
A utilização do telemóvel enquanto se conduz aumenta consideravelmente o risco de acidente, já que provoca distração cognitiva, visual, física e auditiva, tendo como efeitos reações mais lentas, menor controlo do veículo, menor atenção à informação relevante, bem como deficiências na análise e interpretação da informação, na tomada de decisões e na sua execução. Segundo estudos de entidades norte-americanas, o perigo de acidente é multiplicado entre oito e 23 vezes quando se conduz e se escrevem mensagens ao mesmo tempo.
A utilização do telemóvel enquanto se conduz aumenta consideravelmente o risco de acidente, já que provoca distração cognitiva, visual, física e auditiva, tendo como efeitos reações mais lentas, menor controlo do veículo, menor atenção à informação relevante, bem como deficiências na análise e interpretação da informação, na tomada de decisões e na sua execução. Segundo estudos de entidades norte-americanas, o perigo de acidente é multiplicado entre oito e 23 vezes quando se conduz e se escrevem mensagens ao mesmo tempo.
O projeto, que visa um público-jovem, mais propenso a este tipo de comportamento, foi concebido especificamente para mupi, despertando, desde logo, o interesse da JCDecaux, que cedeu alguns dos seus suportes. Já a Prevenção Rodoviária Portuguesa assegurou a produção da campanha. As duas entidades pretendem, com a sua participação, ajudar a contribuir para a redução da sinistralidade e da gravidade das suas consequências, através da sensibilização e da promoção de comportamentos mais seguros.»
Clipping
PRP
aconselha, "Se conduzir, não envie mensagens"
A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP)
divulga a nova campanha de sensibilização para os perigos do envio de mensagens
por telemóvel ao volante, um desafio conjunto com uma equipa europeia de
mestrandos do IADE - Creative University e com a JC Decaux
"Se
conduzir, não envie mensagens"
Uma campanha da Prevenção Rodoviária
Portuguesa para a adoção de comportamentos mais seguros na estrada A Prevenção
Rodoviária Portuguesa (PRP) divulga a nova campanha de sensibilização para os
perigos do envio de mensagens por telemóvel ao volante, um desafio conjunto com
uma equipa europeia de mestrandos do IADE - Creative University e com a JC
Decaux
Risco
multiplicado
Disparam
multas por usar telemóvel
"Se
conduzir, não envie mensagens", apelam o IADE e a PRP
quarta, 05 agosto 2015 11:04 A Prevenção
Rodoviária Portuguesa (PRP) apresenta uma nova campanha de sensibilização para
os perigos do envio de mensagens, por telemóvel, ao volante. A criatividade é
de uma equipa europeia de mestrandos do IADE - Creative University, em parceria
com a JCDecaux
Campanha
PRP: Se conduzir, não envie mensagens
05/08 2015 A Prevenção Rodoviária Portuguesa
(PRP) divulga a nova campanha de sensibilização para os perigos do envio de
mensagens por telemóvel ao volante, um desafio conjunto com uma equipa europeia
de mestrandos do IADE - Creative University e com a JC Decaux
Confesse:
costuma enviar mensagens enquanto conduz?
05/08/2015 Notícias Arranca, hoje, uma
campanha de sensibilização para a segurança rodoviária com criatividade de três
alunos do Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE. "Se conduzir, não
envie mensagens" vai estar visível em mupis por todo o País até 14 de
Agosto, em parceria com a JCDecaux e com a Prevenção Rodoviária Portuguesa
Não
conduza armado. Largue o telemóvel
quarta, 05 agosto 2015 11:04 A Prevenção
Rodoviária Portuguesa (PRP) apresenta uma nova campanha de sensibilização para
os perigos do envio de mensagens, por telemóvel, ao volante. A criatividade é
de uma equipa europeia de mestrandos do IADE - Creative University, em parceria
com a JCDecaux
SE
CONDUZIR, NÃO ENVIE MENSAGENS
"Se conduzir, não envie mensagens" Uma
campanha da Prevenção Rodoviária Portuguesa para a adoção de comportamentos
mais seguros na estrada A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) divulga a nova
campanha de sensibilização para os perigos do envio de mensagens por telemóvel
ao volante, um desafio conjunto com uma equipa europeia de mestrandos do IADE -
Creative University e com a JC Decaux
Se conduzir,
não envie mensagens
5 de Agosto de 2015 em A Prevenção Rodoviária
Portuguesa divulgou uma nova campanha de sensibilização para os perigos do
envio de mensagens por telemóvel ao volante. Esta iniciativa estará visível nas
ruas a partir de hoje, a 7 de agosto nos centros comerciais, e vai prolongar-se
durante uma semana
"Se
conduzir não envie mensagens"
Alain Areal, diretor-geral da Prevenção
Rodoviária Portuguesa, relembra que a "utilização do telemóvel"
enquanto se conduz "aumenta significativamente o risco de acidente"
Por: Redação | há 22 minutos "Se conduzir não envie mensagens" é a
campanha da Prevenção Rodoviária Portuguesa que pretende alertar os condutores
para os perigos do uso do telemóvel ao volante
Campanha PRP: Se conduzir, não envie mensagens
05/08 2015 A Prevenção Rodoviária Portuguesa
(PRP) divulga a nova campanha de sensibilização para os perigos do envio de
mensagens por telemóvel ao volante, um desafio conjunto com uma equipa europeia
de mestrandos do IADE - Creative University e com a JC Decaux